Já faz alguns anos que o vidro passou a ser um dos elementos mais utilizados por engenheiros e arquitetos em seus projetos. É um material extremamente versátil e que, com o avanço da tecnologia, começou a ocupar cada vez mais funções nas edificações.

Em Curitiba, mais especificamente, a utilização do vidro nos projetos arquitetônicos está cada vez mais evidência, seja em edifícios com pele de vidro, nos muros feitos ividro em curitibanteiramente com esse material ou nas sacadas dos apartamentos que utilizam o vidro para proteger o ambiente das condições climáticas, quase sempre desfavoráveis da cidade.

Jardim Botânico
Mas o carinho de Curitiba pelo vidro já vem de tempos atrás e pode ser comprovado em vários dos seus cartões postais. Aliás, seu maior símbolo, que representa a cidade no Brasil e no mundo, é feito com estruturas de aço e vidro. A estufa do Jardim Botânico, inaugurada em 1991, é inspirada na art nouveau e foi desenhada pelo arquiteto Abrão Assad.

vidro em curitiba

 MON
Em março de 2016, o Museu Oscar Niemeyer esteve em uma reportagem da BBC Culture com o título de “Dez espetaculares museus do mundo”. Único brasileiro na lista, o MON está ao lado de museus como o British Museum (Inglaterra), Guggenheim (Espanha) e Vatican Museum (Itália). Sua estrutura é feita basicamente de concreto armado, aço e vidro e foi projeto pelo próprio Niemeyer.

Ópera de Arame
Outro símbolo da cidade, a Ópera de Arame (inaugurada em 1992), é um projeto do arquiteto Domingos Bongestabs e foi construída às pressas com o objetivo de ser o palco principal do Festival de Teatro de Curitiba daquele ano. Em apenas 75 dias tudo estava pronto, um grande exemplo de como as estruturas feitas com vidro são práticas e versáteis, podendo ser utilizadas nos mais variados tipos de projetos.

Tubos de ônibus
Os tubos de ônibus da cidade, que são uma referência do transporte público de Curitiba e que já foram copiados por muitas cidades do mundo, também são feitos basicamente vidro. A primeira estação tubo foi inaugurada em 1989 e é um projeto de Abrão Assad.

Como você viu, a relação de Curitiba com o vidro é antiga e esse material está presente nos seus principais símbolos. É por isso que a Vidraçaria Cordeiro tem orgulho de trabalhar nessa cidade – que tanto valoriza o vidro – e de contribuir para que essa relação continue por muito tempo.

Entre em contato com a Vidraçaria Cordeiro e solicite um orçamento com a melhor vidraçaria em Curitiba.

Leave a Reply